Departamento de Cultura está realizando Cadastro de artistas e fazedores de Cultura

O Governo Municipal de Saudade do Iguaçu, através do Departamento de Cultura, está cadastrando todos os artistas e fazedores de Cultura do município. Quem deve se cadastrar são cantores, músicos, artistas plásticos, artesãos, bailarinos, dançarinos, fotógrafos, entre outros talentos locais, sejam profissionais ou por hobby. Espaços culturais como clube do vovô, centro cultural e CTG’s também devem fazer o cadastro.

“Temos muitos talentos em Saudade do Iguaçu, todo mundo conhece alguém que canta, seja em festivais ou nas mostras de talentos locais, e quem não tem aquela vizinha que sabe fazer aquele crochê bonito ou aquela toalhinha bordada não é mesmo? Todas estas pessoas devem se cadastrar no banco de talentos de nosso município. É fundamental que tenhamos um banco de artistas e fazedores de cultura que retrate com a maior transparência nossa realidade, para que o Estado também conheça a realidade de nosso município e de todos os outros, para que possa planejar políticas públicas que atendam a este setor, é necessário sabermos quem são nossos artistas e o que eles fazem, bem como conhecermos nossos espaços culturais. ” Disse o Diretor do Departamento de Cultura.

LEI ALDIR BLANC

O Governo Federal sancionou no último dia 29 de junho de 2020, a Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro para os artistas, fazedores de cultura e espaços culturais prejudicados pela pandemia do novo corona vírus.

Para se cadastrar, o candidato ao benefício deverá comparecer na Prefeitura Municipal munido dos documentos pessoais e fazer parte do Banco de talentos municipais, cujo cadastro também acontece na Prefeitura Municipal, por isso a importância de todos os artistas estarem devidamente cadastrados, para esta e futuras Leis de apoio à Cultura.

É importante destacar que, mesmo os artistas e fazedores de cultura que não desejam utilizar a Lei Aldir Blanc neste momento, devem fazer seu cadastro no Banco de Talentos de Saudade do Iguaçu com a maior brevidade possível junto a prefeitura municipal.