Início

Secretaria de Esporte e Cultura

Portal do Esporte (clique aqui)

Portal da Cultura (clique aqui)

 

A Secretaria Municipal de Esporte e Cultura é um órgão governamental responsável por promover, apoiar e desenvolver as áreas de esporte, lazer e cultura no âmbito do município. Seu objetivo principal é incentivar a prática esportiva, o acesso à cultura e o fortalecimento das expressões artísticas, visando ao desenvolvimento humano, à integração social e à qualidade de vida da população.

A atuação da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura abrange diversas áreas e atividades:

1. Esporte: A secretaria promove e fomenta a prática esportiva, incentivando a participação da população em atividades esportivas e recreativas. Ela pode oferecer programas de atividades físicas, apoiar a formação de equipes e associações esportivas, promover competições e eventos esportivos, além de apoiar o desenvolvimento de infraestrutura esportiva, como quadras, campos, ginásios e centros esportivos.

2. Lazer e Recreação: A secretaria busca oferecer opções de lazer e recreação para a comunidade, visando ao bem-estar e à qualidade de vida dos munícipes. Isso pode incluir a realização de eventos culturais, festivais, feiras e atividades recreativas ao ar livre. Também pode promover o uso de parques, praças e espaços públicos para a prática de lazer e recreação.

3. Cultura: A secretaria promove o acesso à cultura, valorizando e preservando o patrimônio cultural local. Isso pode envolver a realização de eventos culturais, como festivais, exposições, espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações de dança e mostras de arte. Também pode incentivar a produção cultural local, apoiando artistas, grupos e instituições culturais, além de promover a formação e capacitação de agentes culturais.

4. Educação Patrimonial: A secretaria pode desenvolver programas e ações de educação patrimonial, buscando valorizar a história e o patrimônio cultural do município. Isso pode incluir ações de preservação, restauração e divulgação do patrimônio material e imaterial, bem como a promoção de visitas a locais históricos, museus e espaços culturais.

5. Fomento e Incentivo: A secretaria pode oferecer programas de fomento e incentivo à cultura e ao esporte, como concessão de bolsas, subsídios, prêmios e editais para projetos culturais, esportivos e artísticos. Essas iniciativas visam estimular a produção cultural local, apoiar talentos e promover a diversidade cultural e esportiva.

6. Integração e Parcerias: A secretaria busca promover a integração e o trabalho em parceria com outras secretarias municipais, entidades esportivas, instituições culturais, associações comunitárias, clubes esportivos, escolas e demais atores envolvidos nas áreas de esporte e cultura. Essa integração é essencial para potencializar as ações e ampliar o alcance das atividades desenvolvidas.

A Secretaria Municipal de Esporte e Cultura desempenha um papel relevante na promoção da cultura, do esporte e do lazer no município. Seu trabalho visa estimular a prática esportiva, a valorização da cultura local, o acesso à arte e à expressão cultural, além de contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento social da comunidade.

Conforme Art. 22 da lei municipal 1165/2018.

Compete a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura:

I - executar a política desportiva do Município em consonância com as diretrizes enunciadas pelos órgãos e entidades pertinentes,

II - realizar atividades, projetos e programas desportivos no âmbito do Município, especialmente aqueles relacionados com a organização e aprimoramento do desporto em geral, fomentando e promovendo a prática desportiva, dentro de programas conjuntos e isolados, em caráter municipal e intermunicipal;

III - manter intercâmbio e integração junto com outros órgãos e entidades nas áreas de desporto locais, regionais, nacionais e internacionais;

IV - conservar parques desportivos e de recreação municipais;

V - estabelecer parcerias para estender incentivos a edificações de novos parques desportivos e de lazer; incentivar a formação de novas lideranças através de cursos, seminários e conferências;

VI - Estimular a cultura em todas as suas manifestações, segmentos e diversidade, democratizando o acesso aos bens culturais de modo a expandir o poder criativo dos cidadãos, constituindo a política pública cultural do Município;

VII - articular convênios de repasses de recursos e parcerias entre Município, Estado e União a fim de fomentar os projetos culturais e desportivos da comunidade.

 

Gislene Gonçalves de Azevedo

Lotação
Prefeitura Municipal

Contato
(46) 3246-1004

 

Desenvolvido por
PB Agência Web