Secretaria de Industria, Comercio e Turismo

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo é um órgão governamental responsável por promover o desenvolvimento econômico local, fomentar a atividade industrial, comercial e turística, e atrair investimentos para o município. Seu objetivo principal é impulsionar a economia, gerar empregos, fortalecer o comércio e promover o turismo como fonte de receita e desenvolvimento sustentável.

A atuação da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo abrange diversas áreas e atividades:

1. Desenvolvimento Industrial: A secretaria trabalha para atrair e incentivar a instalação de indústrias e empresas no município. Isso pode envolver a identificação de áreas para a criação de distritos industriais, a promoção de políticas de incentivos fiscais e a oferta de apoio técnico e logístico para empreendedores.

2. Estímulo ao Comércio: A secretaria busca fortalecer o comércio local, apoiando e incentivando os negócios existentes, bem como atraindo novos empreendimentos comerciais para o município. Pode desenvolver programas de capacitação e qualificação para comerciantes, realizar campanhas de promoção e divulgação do comércio local e incentivar parcerias entre o setor público e privado.

3. Promoção do Turismo: A secretaria tem como objetivo desenvolver o potencial turístico do município, atraindo visitantes e impulsionando a economia local. Ela pode promover a divulgação dos atrativos turísticos, incentivar a oferta de serviços turísticos de qualidade, apoiar eventos e festivais, e desenvolver parcerias com agências de turismo e empreendimentos do setor.

4. Atração de Investimentos: A secretaria busca atrair investimentos para o município, tanto nacionais quanto estrangeiros, visando impulsionar o desenvolvimento econômico local. Isso pode envolver a identificação de oportunidades de investimento, a divulgação das potencialidades do município, a oferta de incentivos fiscais e a articulação com entidades e órgãos responsáveis pela atração de investimentos.

5. Apoio aos Empreendedores: A secretaria oferece suporte aos empreendedores locais, fornecendo informações, orientações e apoio técnico para o desenvolvimento de negócios. Pode realizar capacitações, fornecer assessoria na elaboração de planos de negócios, auxiliar na busca de linhas de financiamento e facilitar o acesso a programas de incentivo e apoio aos empreendedores.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento econômico local, na diversificação da economia, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida da população. Seu trabalho visa criar um ambiente favorável aos negócios, estimular o empreendedorismo e potencializar os setores industrial, comercial e turístico do município.

Conforme Art. 20 da lei municipal 1165/2018.

Compete a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo:

I - realização de intercâmbio e convênios com entidades federais, estaduais, municipais e privadas, relativos aos assuntos atinentes à área econômica, social e política;

II - promoção do desenvolvimento da indústria, comércio e serviços do Município;

III - implementação de ações visando o desenvolvimento das áreas industriais e comerciais existentes ou as que por ventura forem criadas no Município;

IV - levantamento e cadastramento de áreas urbanas e rurais apropriadas ao desenvolvimento turístico;

V - execução de programas, projetos e atividades relacionados com o turismo no Município;

VI - a articulação e integração com os demais órgãos públicos e entidades da atividade privada, nos objetivos inerentes ao desenvolvimento turístico;

VII - o planejamento operacional; criação e execução de programas em prol do desenvolvimento do turismo no município.

Geisson Jose Padilha

Lotação