Início

Assessor de Planejamento

O assessor de planejamento é responsável por auxiliar na elaboração, implementação e monitoramento de planos, programas e projetos no âmbito de uma organização. Suas competências podem variar de acordo com a natureza e o contexto da instituição, mas algumas atribuições comuns incluem:

1. Elaboração de planos estratégicos: O assessor de planejamento colabora na elaboração do planejamento estratégico da organização, auxiliando na definição de metas, objetivos, indicadores e ações estratégicas. Ele pode contribuir com análises e diagnósticos que embasem a tomada de decisões estratégicas.

2. Análise de cenários e tendências: O assessor de planejamento realiza análises de cenários e tendências, buscando identificar oportunidades e ameaças que possam afetar a organização. Ele pode acompanhar o contexto econômico, social, político e tecnológico, fornecendo informações relevantes para a formulação de estratégias.

3. Gestão de projetos: O assessor de planejamento pode ser responsável por auxiliar na gestão de projetos, desde a concepção até a implementação e avaliação. Ele pode participar da definição de escopo, elaboração de cronogramas, alocação de recursos, acompanhamento de indicadores e análise de resultados.

4. Monitoramento e avaliação: O assessor de planejamento acompanha a execução dos planos, programas e projetos, monitorando indicadores de desempenho e avaliando os resultados alcançados. Ele pode elaborar relatórios de acompanhamento e avaliação, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria.

5. Pesquisa e análise de dados: O assessor de planejamento realiza pesquisas e análises de dados relevantes para embasar as decisões estratégicas da organização. Ele pode coletar, organizar e analisar informações, realizando estudos e diagnósticos que subsidiem o processo de planejamento.

6. Apoio na gestão orçamentária: O assessor de planejamento pode auxiliar na gestão orçamentária, colaborando na definição de prioridades de investimento e na alocação de recursos de acordo com as necessidades identificadas no planejamento estratégico. Ele pode acompanhar a execução orçamentária e realizar análises de viabilidade financeira de projetos.

7. Articulação e comunicação: O assessor de planejamento pode atuar na articulação interna e externa da organização, promovendo a integração entre diferentes áreas e facilitando a comunicação entre equipes. Ele pode representar a instituição em eventos e reuniões, compartilhando informações estratégicas e promovendo parcerias.

Conforme Art. 15 da lei municipal 1165/018

Compete a Assessoria de Planejamento:

I - unificar as políticas de elaboração e controle orçamentários;

II - elaborar, acompanhar e controlar a execução do orçamento municipal;

III - tratar da elaboração dos instrumentos de planejamento referidos na Constituição Federal e da fixação das diretrizes dos orçamentos plurianual e anual de investimentos;

IV - propor modelos de apuração de custos, padronizar serviços e descrições de produtos para racionalização dos recursos, manter informações sobre preços, e apurar em conjunto com os setores da Administração Direta e indireta os custos das operações;

V - acompanhamento na execução de projetos e programas de governo;

VI - articular as ações estratégicas do Poder Executivo, visando à uniformidade e eficiência na promoção de políticas públicas.

Sidnei Luiz Derlan

Lotação
Prefeitura Municipal

Contato
(46) 3246-1166 Ramal 223
planejamento@saudadedoiguacu.pr.gov.br

 

Arquivos

Desenvolvido por
PB Agência Web